05 janeiro, 2021

FELIZ ANO NOVO! 2021 COMEÇOU BEM

Primeiramente, gostaria de desejar um feliz 2021 para todos, que esse ano seja cheio de muitas oportunidades, alegrias, e muitas coisas boas, principalmente a vacina para o covid-19 (não aguento mais o isolamento).

Esperando que estejam todos bem, trago ótimas novidades!


Primeiramente que gostaria de começar com essa coisinha mais linda, uma Odontomachus Sp, na qual já está com 1 semana e vários ovinhos.


Para quem não sabe, esse gênero de formiga é Semi Claustro, ou seja, formigas que ainda rainhas precisam se alimentar, e caçar alimento para suas futuras larvas. Ofereci um tenebrio para ela esses dias, mas o bichinho nem tocado foi, então resolvi dar uma gota de água com mel, que me parece também não ser muito fã. Conversando com alguns colegas de hobby, chegamos a conclusão que seria melhor deixá-la sem alimento até os primeiros ovos eclodirem, que aí então irá precisar de proteína para alimenta-las.
Essa é minha Pheidole Sp. Por enquanto só consegui enxergar ovos e algumas larvinhas bem pequenas.

Uma foto em HD para vocês verem melhor. Não vejo a hora das primeiras operárias surgirem. 

Essa é uma das minhas Camponotus mais bonitas, e a que mais estou ansioso pelas primeiras operárias. Acredito que essa semana já conseguirei vê-las. 
Mais uma Camponotus, e que também está com pupas e larvas. 

Antes ela estava em um pote de açaí que usei como improviso, então como ela já está bem avançada, decidi coloca-la em um recipiente mais fácil de observar, e alimentar também.
Uma foto de antes da mudança! Várias larvas, ovos e uma pupa.

Aqui está o primeiro deles, já com a cor mais escura.
Mais uma foto dele em HD agora.

Aqui estão os futuros besouros. Até minha ultima conta eram 13 pupas que logo vão se tornar besouros, e produzir mais tenebrios.
A pupa mais branca, significa que a larva acabou de se transformar.

E tenho certeza que vocês acharam que eu ia me esquecer das Camponotus Brasiliensis. Claro que não!

Dei 2 tenebrios para elas cortados ao meio, e elas simplesmente adoraram! Começaram imediatamente a sugar os líquidos que saiam dos tenebrios, que são ricos em proteínas.

E aqui a rainha aparamente muito saudável, não para de botar um minuto se quer. 



O ano já começou incrível, e espero que continue assim. Que vocês que estão começando agora no hobby, ou até mesmo tentando recomeçar, não desistam! Até a próxima...



att







2 comentários:

  1. Experimenta dar drosophilas para a odonto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um colega meu disse mesmo que elas adoram moscas... vou fazer armadilha pra elas e ver no que dá! Obrigado pela dica!

      Excluir