14 janeiro, 2021

AS PRIMEIRAS OPERÁRIAS E AS LARVAS DA ODONTO

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu espero que sim.


Venho hoje trazer algumas novidades sobre minhas rainhas e colônias, que por sinal estão se desenvolvendo muito bem, e muito estão saudáveis.  


Começo hoje com a minha colônia de Camponotus Brasiliensis, na qual consegui flagrar uma operária alimentando a rainha com uma mistura de água com mel que ofereci a elas. 

Veja de mais perto. É muito raro conseguir presenciar momentos como este, no máximo vejo operárias fazendo trofalaxia umas com as outras, mas quase não vejo com a rainha.

Já não consigo contar a população dessa colônia, mas acredito que esteja no torno de 20 a 25 operárias, e não param de crescer um minuto se quer! As larvas e pupas estão sendo muito bem cuidadas, alimentadas e protegidas pelas suas irmãs.

Se vocês repararem, as larvas estão com uma cor meio amarelada. Isso se dá devido a solução de água com mel que eu ofereço a elas.

Gravei esse video para vocês, sugiro que vejam em HD.

Essa é minha rainha de Pheidole, nada de muito novo por aqui.

Ela está com bastante ovos, mas não consigo enxergar as larvas... talvez estejam muito pequenas. Essa é uma das mais lentas das minhas rainhas.

E finalmente minha Odontomachus está com larvas! Logo tentei dar um bichinho de arroz, para que ela as pudesse alimentar, e também uma gotinha de água com mel (mas ela não é muito fã, prefere o suco do interior dos bichinhos).

Veja ela está com cerca de 4 ou 5 larvas já! Infelizmente ela matou uma delas afogada na gota de água com mel (eu dou uma gota bem pequena para que esse tipo de coisa não aconteça, e ela conseguiu afogar uma delas ainda).


Também gravei um vídeo dela com sua prole! Espero que gostem.
Notei um comportamento extremamente agressivo na Odontomachus agora que suas larvas eclodiram, quando tinha apenas ovos, ela era muito mais calma.

E aqui, finalmente as primeiras operárias dessa Camponotus Sp nasceu.

Vejam como o pecíolo delas são diferentes de outras Camponotus, e estou muito feliz por finalmente conseguir operárias dessa espécie. Não vejo a hora dos primeiros soldados dessa colônia. 
Fiz um pequeno vídeo dessa espécie também, espero que gostem. Estão cheias de larvas, ovos e pupas.


Bom pessoal, por enquanto são essas as atualizações que tenho para vocês. Os tenebrios estão se desenvolvendo bem, com apenas cerca de 6 besouros já começaram a se reproduzir e já transferi a larvas minúsculas para a caixa de larvas.
Gostaria também de fazer um dedicatória a um amigo de hobby, que visitava esse blog tempos atrás e que o inspirou. Fico muito feliz por ter proporcionado informações para pessoas que estavam começando no hobby. Muito obrigado pela confiança e pela admiração, Marcos! Deixo aqui o link de seu blog: https://ouniversodasformigas.blogspot.com/2021/01/atualizacao-das-colonias-1.html 
Até a próxima, Ciao! 

att


4 comentários:

  1. Obrigado pela dedicatória amigo. Você foi um dos principais responsáveis de eu não ter desistido do hobby!

    ResponderExcluir
  2. olá. quanto tempo foi necessário para chegar neste tamanho de colônia? consegui uma rainha de camponotus e agora está com cinco operárias. varias larvas e pupas. estou oferecendo agua com mel dentro do tubo de ensaio uma vez por semana, pois elas não saem para buscar comida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se você estiver falando das minhas brasiliensis, elas tem cerca de 2 e meio de vida. Eu ofereço comida para elas de 3 em 3 dias, tanto quanto agua com mel ou açúcar e proteína, no caso minha criação de besouro Molitor. Elas precisam de proteína para as larvas. Depois que comecei a oferecer as larvas dos besouros, a produção só aumentou.
      Qualquer duvida que você tiver a respeito, pode comentar aqui que sempre vou estar disposto a ajudar, qualquer coisa me mande um email vitorsdias.21@gmail.com

      Obrigado por visitar meu blog!!!

      Excluir