28 janeiro, 2021

15 DIAS SEM POSTAR; PERDAS NA COLÔNIA DE BRASILIENSIS

 Olá pessoal, estão bem? Espero que sim.


Fiquei 15 dias sem dar noticias das minhas rainhas, pois acabei pegando Covid-19, e tive que ficar em isolamento. Enquanto isso tive que pedir à um amigo que cuidasse para mim, já que quando testei positivo estava na casa dos meus pais, e não na minha casa. 

Finalmente hoje sai do isolamento e pude ver como elas estão de pertinho, e claro, mostrarei para vocês também! 

Como fiquei muito tempo sem cuidar delas da forma correta, elas precisavam de mais alimento pois já estavam em quase 30 indivíduos. Infelizmente perdi quase metade sobrando 16 apenas, porém já temos algumas pupas escurinhas ali.

Elas também começaram a produzir operárias maiores, e acredito que logo também irão aparecer soldados! 
Apesar da morte de suas colegas, as operárias estão a todo vapor para recomeçar e recuperar os números perdidos. Deixarei dois vídeos de como está a colônia abaixo:
Parte 1/2

Parte 2/2

Aqui temos minha Camponotus Sp com sua prole. Estão em 7 operárias até o momento
Aqui elas se alimentando com uma gota de água com mel que eu ofereci. Também ofereci um besouro cortado ao meio para que elas alimentassem as larvas.
E aqui as larvas e pupas. Estão indo muito bem e a rainha muito saudável. Vou deixar um vídeo abaixo:

Vídeo Completo.

Aqui são minhas possiveis Camponotus Substitutus, já com 5 operárias.
Estão indo super bem também e como vocês estão vendo, até a rainha resolveu coletar um pouco de água com mel que as ofereci.

E aqui minha rainha de Odontomachus Sp. 
Coloquei um Besouro divido em duas partes para ela, e uma pequena gota de água com mel.
E aqui vocês podem ver nitidamente as larvinhas! Ela está super bem! 
Deixo abaixo também um vídeo:
Ela é uma mãe super protetora.

E aqui a fonte de comida de todas elas! Besouros Molitors. Elas já estão bem numerosos e se reproduzindo, agora aguardar para que as larvas cresçam logo.

E ainda tem mais uma grande quantidade de pupas para emergir.

E aqui está a rainha mais atrasadinha de todas. Uma Pheidole Sp entrando em seu segundo mês e até agora, nada de larvas ou operárias. Apenas ovos.
E o mais curioso é que seu monte de ovos só aumenta cada vez mais, e nada de conseguir ver larvas. Espero que esteja tudo bem com ela.

Bom pessoal essa foi a atualização de hoje, apesar de ter perdido algumas C. Brasiliensis, elas vão se reerguer aos poucos e tudo voltará ao normal. E se cuidem, Covid-19 é coisa séria! Até o próximo post, tchau!


att

Nenhum comentário:

Postar um comentário