30 dezembro, 2020

O ÍNICIO DE UMA COLÔNIA, E OS BESOUROS MOLITORS

 Olá, tudo bem com vocês? 


Primeiramente gostaria de desejar a todos um feliz natal!

Bom, sem mais delongas, o primeiro besouro dos tenebrios Molitors, emergiu!

                                                            

A coloração avermelhada significa que não faz muito tempo que ele se tornou adulto. Com o tempo, ele ficará preto.

Achei mais 2 pupas, logo separei elas junto com o besouro. Conforme a caixa de larvas for avançando o estágio, vou trocando eles de lugar. Eu uso essa espécie de besouro como fonte de proteína para as formigas, principalmente minha colônia de Camponotus Brasiliensis, que está se desenvolvendo muito bem.

Aqui estão elas! No total consegui contar 11 indivíduos. Dois dias atrás elas estavam em 7, e se repararem bem, existem mais duas ou três pupas que estão com a coloração mais escura, isso significa que logo mais operárias surgirão!
Uma foto com a visão um pouco mais ampla para que vocês percebam, a dimensão do formigário em que elas estão. Abaixo, um video que gravei delas atacando o alimento que ofereci, um tenebrio!

Essa é a área de alimentação delas. Toda e qualquer comida eu ofereço aqui. Coloquei aquelas pedrinhas ali, apenas para decoração! 

Já essa daqui, está com 3 pupas! E vejam o tanto de larvas que ela ainda tem. Pelo visto, a população aqui vai crescer rápido, já que as primeiras operárias não são tão grandes assim!
Vejam que cor bonita ela tem. Contraste do preto com o vermelho, quase vinho. Não vejo a hora das primeiras operárias nascerem.

Eu ainda tenho mais outras 3 rainhas que estão somente com ovos, não tive oportunidade de tirar fotos ainda, mas assim que tirar, postarei aqui para vocês verem. Estou com um Camponotus Sp, uma Pheidole Sp, e uma Odontomachus Sp. Todas estão com ovos e larvas, menos a Odontomachus que só tem ovos. 

Espero poder começar 2021 dando noticias muito boas para vocês, e que tenhamos um ano melhor ao que se passou. Uma das poucas coisas que tenho a agradecer 2020, é que ele me fez voltar ao hobby que eu tanto amo. Obrigado a todos, e um feliz ano novo!


atenciosamente











2 comentários:

  1. Mal posso esperar pra ver o desenvolvimento dessas colônias. Mantenha a gente atualizado viu ? Seu blog é maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar! Vou fazer o possível para continuar postando!!!

      Excluir