16 dezembro, 2020

ATUALIZAÇÕES: O ALIMENTO, E AS RAINHAS COM OVOS

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.

Meu verão está sendo bem cheio de novidades, principalmente pelo fato de que, finalmente, chegaram os Tenebrio molitor(larva-da-farinha) e vou usa-los como alimento para minhas futuras colônias. Da uma olhada:



Essa é a minha rainha mais avançada, quase virando uma colônia. Está com 8 operárias, 1 pupa, várias larvas e ovos. Estão super saudáveis, e logo logo vou poder transferi-las para um formigário! 


Esta foto é antes daquela pupa mais para cima na foto, eclodir. As larvas estão cada vez maiores e acredito que em breve, conseguiremos ver o primeiro soldado! Já que agora estou as alimentando com muita proteína!


Aqui está o video de uma das operarias carregando uma larva de tenebrio para perto da boca do pote. Elas ficaram extremamente nervosas com o invasor, mas acabarão usando ele para alimentar suas futuras irmãs.



Essa aqui é uma rainha que capturei a cerca de 2 semanas, talvez menos. Não me lembro ao certo. O abdômen dela está desse jeito, porquê eu dei uma gota de mel diluída com um pouco de água. Ela simplesmente devorou a gota, deixando nada para trás. Vejam também que ela está com seu montinho de ovos bem cheio. Creio eu que dentro de um mês, conseguiremos ver a primeira operária.

Essa coisinha aqui, é do gênero Camponotus também, porém bem menor que a maioria das suas colegas de gênero. Por enquanto nada de ovos, talvez ela não esteja se sentindo confortável o suficiente ainda para que isso aconteça.
Essa daqui, é a rainha do gênero  Pheidole.
Está cheia de ovos, e acredito que as primeiras operárias aparecerão logo. Já tive uma dessas anos atrás, e elas se desenvolvem extremamente rápido, principalmente quando você tem uma fonte gigantesca de proteína, que são os tenebrios e futuramente besouros. Ainda bem que não são tão enjoadas quando se trata de comida. Quase todos os estágios dos besouros serão úteis para essa espécie! 


Assim que tiver mais novidades sobre minhas rainhas, continuarei postando para que vocês consigam acompanhar o desenvolvimento delas. Peço também que se possível, deixam comentários, envie o link para amigos que também curtem o hobby, ou apenas para pessoas que são curiosas! A sociedade das formigas, é uma das coisas mais lindas que existem no mundo. Obrigado e até a próxima! 

att....

Nenhum comentário:

Postar um comentário