25 fevereiro, 2012

FOTOS DE ROTINA- RAINHAS.

Minhas "Solenopsis Invicta" são a colônia mais desenvolvida que eu tenho, elas já estão começando a produzir soldados, larvas maiores do que o normal. Tirei fotos delas coletando uma gota de água com açúcar. Vejam abaixo :

Dei um inseto para elas, no dia seguinte ele estava destruído e as larvas estavam alimentadas ! 

Vejam ali na ponta onde estão as larvas, aquelas duas grandes larvas e não foram as primeiras, uma até já se transformou em pupa e a mesma é enorme ! São torno de 30 a 33 componentes !
 Aqui minhas "Camponotus Arboreus" atualmente elas estão em 7 operárias apenas, não estou tendo problemas com elas, estão coletando a água com açúcar, estão dando qualquer inseto que eu dou pras larvas, simplesmente estão indo super bem ! 
 Aqui uma irmã alimentando a outra. Nem todas as 7 coletaram ai elas foram alimentar as que não coletaram, quando a atingir um número maior de operárias eu vou ligar elas ao  formigário.
 A Rainha, mãe de todas não podia ficar fora dessa ! É a primeira vez que vejo uma operária dessa especie alimentando a rainha...  é realmente lindo !
Nasceu a primeira operária das duas rainhas e tem mais uma pra nascer ainda. 
 Há possibilidades de quando nascer mais operárias, umas das rainhas morrer espero que isso não aconteça, que elas reinem juntas até o fim! O interessante disso é que 3 larvas não fizeram a pupa revestida de seda, enquanto apenas uma fez, estranho né ?
 Uma Crematogaster que peguei por pegar está com operárias já.
 Essa é a minha colonia de Crematogaster, elas se mudaram não faz muito tempo, escolheram a câmara e estão vivendo muito bem até agora (uma operária das minhas rufipes morreu afogada, então dei pra elas e elas deram pras larvas). 
 Não liguem pra cor do formigário, era a unica cor clara que tinha (usei todo o branco pro formigário das arboreus)
 Um zoom na câmara da rainha :) 
Aqui três operárias da minha rufipes procurando comida !
 Engraçado é que tem horas que a rainha está em outra câmara só com algumas filhas enquanto outras cuidam das larvas ovos e pupas, estranho isso né ?
A Rainha com as filhas !

COMENTEM, SEU COMETÁRIO É MUITO IMPORTANTE PRA ESTE BLOG !

2 comentários:

  1. Legal Vitor, minha C Rufipes está com vários ovos e a crematogaster tirou as asas e colocou 2 ovos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Amei seu trabalho.
    Só uma sugestão: certa vez li que é melhor envolver o recipiente com um papel celofane vermelho, pois assim, para as formigas, vai parecer que está escuro dentro do formicário e isso as deixa bem mais confortáveis, e ainda se poderá observá-las.
    Abraços!

    ResponderExcluir