01 novembro, 2020

AS RAINHAS

 Olá pessoal, tudo bem com vocês?


Neste post irei falar sobre o desenvolvimento das rainhas que capturei recentemente.


Suspeito que esta seja uma Camponotus Substitutus. Tinha capturado duas, porém uma não sobreviveu.
Ela já está com ovos e creio que em alguns dias, surgirá a primeira larva.

Já esta, desconfio ser uma Camponotus Brasiliensis. Ela é uma das rainhas mais desenvolvidas que tenho até o momento. Essa foto é de alguns dias atrás.

Aqui estão os ovos dela no dia de hoje. Se derem zoom, talvez dê para perceber que a primeira larva já eclodiu. Não tenho total certeza ainda.

E aqui está ela, perto do algodão.

Já esta é minha Atta Sp. A capturei no mesmo dia que capturei minhas outras rainhas.


Ela já está com muitos ovos e larvas, e já regurgitou seu fungo e está cuidando dele como pode. O fungo ainda é pequeno para identificar, mas geralmente a rainha o deixa perto dos ovos. 

Eu ainda não tentei dar nenhum tipo de alimento as minhas Camponotus. Vou esperar que as larvas eclodam e dar apenas água com açúcar. Assim que as primeiras operárias despertarem, tentarei obter alguma espécie de besouros, para usar os tenebrios (larvas de besouro) como boa fonte de proteína, como já havia utilizado no passado. Já a Atta o fungo é a própria quem cultiva, só oferecerei folhas e pétalas de flor, quando o fungo estiver um pouco maior. Também tentarei move-la para um pote com um fundo de gesso, para que o fungo se desenvolva bem e saudável.

Bom pessoal, essa é a atualização de hoje. Quaisquer dúvidas que tenham sobre as rainhas, ou qualquer outra, ficarei extremamente feliz em poder ajudar. Até a próxima!


atenciosamente...


2 comentários:

  1. Cara que legal, espero que sua colônia de certo, estou iniciando a minha com uma Componotus vittatus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha substitutus infelizmente morreu, e essa Atta aí, só tem larvas e ovos, nada de fungo... Estou com 2 novas Attas, que possam ser minha salvação!!! Vamos esperar pra ver né? haha
      Obrigado por ter comentado!

      Excluir