07 outubro, 2012

O DESENVOLVIMENTO : DOS BESOUROS, DA ODONTOMACHUS E DA PACHYCONDYLA.

Essa semana muitas coisas aconteceram, inclusive com meus besouros. Como eu estava sem tempo, não dava pra dar muita atenção a eles, então consequentemente, esquecia de trocar comida, fonte de umidade, etc. Então essa semana resolvi cuidar deles e postar fotos :

Eu substitui o legume (que seria a fonte de umidade) por um pedaço de papel toalha. Eu usava batatas no caso e estragavam muito rápido então troquei pelo pepel. Esta é a 'Caixa I' a primeira de todas e é a mais populosa também.  
 Esta é a 'Caixa II', menos populosa. Ambas as duas "caixas" perderam muitos indivíduos devido ao meu descuido, mas essas criaturinhas se reproduzem muito rápido. Eu uso eles como fonte de alimento para as minhas colonias. Em um mês todos os indivíduos que morreram serão repostos e até duplicados em quantidade das "caixas".
 Essa é minha Pachycondyla (Starlight),  que já botou ovos. Mudei ela de pote pra melhor visualização e para as fotos também. Vejam ali o montinho de ovos em cima do algodão.
 Espero que estes ovos sejam o início de uma colônia prospera e saudável !
 Minha querida Odontomachus (Kylie), que perdeu uma operária hoje, o motivo eu realmente não sei, mas espero que estas 3 pupas façam a colonia engrenar de vez. 
Elas está com os ovinhos na boca. O processo de postagem de ovos e nascimento de operarias é lento, mas quando comecei a dar insetos pra elas, o processo acelerou muito até que o resultado está bem visível 3 pupas em tão pouco tempo...

Bom, sempre que acontecer alguma mudança com alguma de minhas rainhas ou colonias, estarei fazendo uma postagem sobre essa mudança é importante deixar os leitores do blog atualizados. 

Creio eu que essa semana ou semana que vem, as Rainhas de Saúva aparecerão e eu pretendo pegar muitas para realizar vários testes e tentar descobrir o porque da morte da colônia da Stefani (se quiser saber mais sobre ela, no canto lateral direito do blog tem marcadores com todas as postagens que já fiz sobre ela e  sobre qualquer assunto envolvendo minhas rainhas e colonias, é só clicar e conferir), uma rainha Atta que chegou a fundar uma colônia que tinha tudo pra crescer mas, por algum motivo todas morreram. Eu farei uma página para explicar como vai funcionar o projeto "ATTA" fiquem ligados !

COMENTE, SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOG POSSA CONTINUAR CRESCENDO CADA VEZ MAIS !

6 comentários:

  1. Legal Vitor, eu realmente fiquei intrigado com a morte da Stefani e espero que você descubra o que foi. E você pode por favor adicionar o banner do meu novo blog? Já adicionei o seu.

    http://vidanoformigueiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Acho muito linda as odonto e as pachy, que legal que a odonto esta com pupa, logo tea operarias.
    Vc ja tem o formigario para elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho mais prudente fazer com potes ligados com pedaços de mangueira, toda vez que vou fazer de gesso cria fungo então...

      Excluir
    2. Cara, mas gesso é muito mais lindo é só tu passar cola branca com o dedo!

      Excluir
    3. E a umidade ? Sem umidade elas morrer u-u

      Excluir
  3. Meu formigario de gesso onde a minha colonia de festinatus mora, já tem quase dois anos(em janeiro 2013 faz doi anos), e a minha experiencia é boa. Se vc mora mum lugar muito seco é só deixar um porte com agua no pote de forragem, não deixe aberto, faça uns furos na tampa.

    Eu uso o site apolo11 para verificar a umidade da minha cidade, se fizer isso sabera se precisa mesmo de umidade ou não!

    ResponderExcluir