PROJETO ATTA.


Como vocês já sabem, ano passado eu consegui pegar uma Atta (Foi minha primeira rainha, comecei com mimercolismo por causa dela) Stefani. Por alguns motivos desconhecidos o fungo dela morreu e por consequência a colonia inteira se foi, então estava esperando ansiosamente para a revoada deste ano. Meu intuito é saber se onde ela estava era o problema, por isso eu fiz:
Uma rainha na terra em um pote de vidro
Uma rainha sem terra em um pote de vidro
Uma rainha na terra em um pote de plástico
Uma rainha sem terra em um pote de plástico
Tem a relação também com a umidade.

Vários testes estão sendo realizados e serão postados aqui. Ao todo 16 Attas estão em testes...

O começo:
No dia 10/11/2012 aconteceu uma revoada de rainhas Attas (Saúvas), ao todo foram capturadas 16 e ganhei mais 10 de um amigo então, 26 Attas estão comigo.
Assim que capturadas foram colocadas mais que depressa em recipientes de vidro e plástico :
2 rainhas em potes de vidro sem terra
1 rainha em pote de vidro com terra
1 rainha em pote de plástico com terra
As demais em potes de plástico sem terra.
Foram todas colocadas em uma gaveta desocupada e bem escura, para dar o mesmo efeito que na natureza já que elas tampam a entrada que fizeram, assim não chegando nenhuma luz no interior da câmara.              


11/11/12
Depois de um dia dentro dos potes, grande maioria das rainhas já tinham regurgitado seu fungo e as que estavam na terra já tinham terminado a escavação. Mais que depressa resolvi então por pétalas de flores na tentativa de ajudar as rainhas com o desenvolvimento do fungo. Usei rosas e jasmins elas colocaram o fungo em cima das pétalas mas logo em seguida tiraram e picotaram as flores oferecidas!


13/11/12
Uma olhadinha de rotina apenas para umedecer o algodão, quando percebo que algumas rainhas não estão com seu fungo, onde estariam? Pois bem desapareceram de umas três, quatro rainhas e de algumas outras diminuiu. O bom é que quase todas já tinham botado alguns ovos.
15/11/12
Infelizmente foi um dia triste este, quando abri os potes um por um para umedecer o algodão, a surpresa... Só 3 rainhas das que estavam fora da terra estavam com fungo e muito pequeno ainda! Então fiquei sem reação e não fiz nada apenas umedeci o algodão.

18/11-21/11-23/11  2012
Nesses dias nada de estranho aconteceu, apenas umedeci o algodões das rainhas.

24/11/12
Estava conversando com meu parceiro de blog Gustavo DeSktop, e ele me aconselhou a colocar uma colher de chá de terra dentro de todos os potes que poderia ajudar o fungo a crescer com a esperança de que ainda tenha fungo com as rainhas ainda. Pois ainda tem rainhas com fungos (pequenos mais tem), e como o desenvolvimento delas na terra é maior, quem saber aquele pouquinho de terra que coloquei nos potes ajude? Agora é só esperar e ver o que acontece nos próximos dias.

20/12/12
Infelizmente quase todas as Attas que eu tinha chegaram a ter larvas e pupas, mais por algum motivo morreram, simplesmente não sei o que aconteceu com elas... Porém o projeto Atta não vai parar, as duas Attas que estão na terra estão muito bem cheio de operárias, mas ainda não saíram para buscar folhas para o fungo, creio que em alguns dias isso aconteça! 

COMENTE, AJUDA É SEMPRE BEM-VINDA EM UM PROJETO!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2013
Infelizmente o projeto Atta foi encerrado, todas as Attas que estavam em teste neste projeto morreram! 
Explicações: As que estavam em potes sem terras o fungo morreu e consequentemente a rainha e toda sua colonia também se foram! E as que estavam na terra por algum motivo inexplicável, o fungo foi morrendo ao poucos e elas também morreram! Vou iniciar um segundo Projeto Atta 2.0 já que consegui 3 Attas na ultima quinta-feira (12/12/13). Espero que tenham gostado e tirado informações que possam te ajudar  desta pequena parte do projeto Atta. Agradeço a todos!

10 comentários:

  1. Eae como estao as rainhas?
    Peguei as minhas no mesmo dia,todas estao sem fungo ,apenas com ovos,as suas estao com fungos,tirando as que estao na terra? Estou com medo delas morrerem. =/

    ResponderExcluir
  2. Eu estou tentando fazer que o fungo delas reapareça!

    ResponderExcluir
  3. Amigo estou procurando ou Attas ou acromyrmex com fungo e umas operarias para comprar, caso tenha ou conheça alguem manda um e-mail para mim por favor gilbertoandre@gmail.com Obrigado e boa sorte com o fungo

    ResponderExcluir
  4. eu quero comprar uma formiga rainha mas eu nao comsigo alguem pode me falar como eu compro?

    ResponderExcluir
  5. vai no ebay e pesquisa formigas com ovos dai vai aparecer um boleto ai vc paga e então vc recebera a rainha por correio um dia depois

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    queria saber se você poderia me dar umas dicas sobre criação de formigas...
    sobre formigário,melhor espécie para começar a criação,etc.
    Desde já,obrigado!

    ResponderExcluir
  7. adoro attas sao mesmo bacanas

    ResponderExcluir
  8. E aê? O que houve com as colônias de attas?

    ResponderExcluir
  9. Rainhas em revoadas acasalam com machos da mesma colonia? No caso de formigas do gênero camponotus.

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado, esta sendo de grande ajuda. Espero que não pare que este excelente hooby.

    ResponderExcluir