PROJETO ATTA 2.0

Desta vez 3 Attas serão testadas em diferentes solos.

1ª Com terra "preta" bem fofa e úmida.
2ª Com terra "vermelha" não muito fofa e úmida.
3ª Com terra "vermelha" misturada a areia grossa e fina, não tão úmida quanto a das outras.

Captura 12/12/2013 Quinta-Feira após 2 dias de chuvas sem parar!
Status: Reconhecendo o território!

13/12/2013 Sexta-Feira um dia após a captura!
Status: Duas(a 1ª e a 3ª) estavam de baixo da terra já prontas para começarem suas novas colônias. Uma (a 2ª) ainda não cavou, estranho isso não?

14/12/2013 Sábado dois dias após a captura!
Status: Todas estavam com ovos e o fungo, e o estranho é que a 2ª (terra vermelha não muito fofa) não cavou, ficou entre a terra e a tampa do pote. O que será que fez ela não cavar? Stress? Solo não favorável?
Umidade? Perguntas que talvez nunca serão respondidas, mas tem uma pergunta que pode ser respondida futuramente... Será que o fungo desta rainha vai crescer tanto quanto a das outra rainhas!?

fotos em breve

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Explicações sobre o Projeto Atta
22/11/15 - Estou tentando reativar meu blog aos poucos, então venho por meio deste, explicar o que aconteceu... Na época, precisei viajar, e consequentemente todas minhas rainhas morreram, porque além de mim, ninguém na minha casa tem paciência para cuidar delas.
Logos mais, você terão noticias de futuros projetos Attas, entre outras coisas mais... então fiquem atentos! 
COMENTE, CRÍTICAS E DICAS SÃO SEMPRE BEM-VINDAS EM UM PROJETO!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Minha atta morreu poucos dias após a captura ela colocou ovos e regurgitou o fungo, mas depois ela começou a se locomover devagar e depois de alguns dias ela morreu.Eu tinha a colocado em um pequeno recipiente com terra, sera que foi isso que desencadeou a morte?Ja a acromyrmex está bem, com o fungo bem desenvolvido e varias operarias.

    ResponderExcluir
  3. A formiga Atta ou Formiga da mandioca não pode proliferar em terra dura ou areia só em lugares onde nasce muitas plantas como no outros dois tipos de solo. uma coisa tambem se voce cria Atta voce precisa todo dia por uma folha fresca p ela p ela alimentar o fungo, pois ela só vive se o fungo viver e deve ter sido isso q matou a dele ela morreu pq o fungo n a alimentou

    ResponderExcluir